domingo, 28 de outubro de 2007

Da onde veio "Java" ?

Email trocado entre o CEO da Sun e o Criador da Linguagem Java, sobre o nome da mesma:


Mensagem encaminhada:

De: James Gosling (Criador da Linguagem)
Data: 24 de agosto de 2007 20:16:58 PDT
Para: Jonathan Schwartz (CEO da Sun)
Assunto: Como foi criado o nome Java?

A história é a seguinte:

Precisávamos de um nome. Estávamos usando "carvalho" (que foi escolhido por mim basicamente ao acaso) e, embora a equipe tenha se apegado ao nome, os advogados de marcas comerciais o rejeitaram. Trocamos muitos emails discutindo opções de nomes mas não resolvemos nada. Acabamos na insólita posição de ter o nome como principal empecilho ao lançamento do produto.

Nosso consultor de marketing conhecia alguém que era um "consultor de nomes" (não me lembro seu nome, mas ele era ótimo). Não podíamos arcar nem com os custos nem com o tempo necessário para um processo convencional de nomeação de produto. Concordamos em fazer algo um pouco estranho, mas eficaz e rápido: ele agiu como um facilitador em uma reunião em que aproximadamente uma dúzia de nós se trancou em uma sala por uma tarde. Ele começou a nos fazer perguntas do tipo "Como essa coisa faz vocês se sentirem?" (Excitados!) "O que mais faz vocês se sentirem assim?" (Java!) Acabamos com um quadro cheio de palavras aleatórias. Então ele nos colocou em um processo de seleção e fizemos uma classificação dos nomes. Acabamos com uma dúzia de nomes candidatos e os enviamos aos advogados: eles analisaram a lista até encontrar um nome que passasse na pesquisa. "Java" era o quarto nome da lista. O primeiro nome da lista era "Silk", que eu odiava mas todos os outros gostavam. Meu favorito era "Lyric", o terceiro nome da lista, mas ele não passou no teste dos advogados. Não me lembro quais eram os outros candidatos.

Então, quem deu o nome Java? O marketing organizou a reunião, o consultor a realizou, e alguns de nós gritaram nomes aleatoriamente. Sinceramente, não tenho certeza absoluta de quem disse "Java" primeiro, mas estou quase certo de que foi Mark Opperman.

Certamente não foi nenhuma mente brilhante do marketing que passou por um processo de criação coerente.


Fonte: Jonathan's Blog

Nenhum comentário: